quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Para o líder do grupo de Dança



Temos um chamado da parte do Pai e para exercermos nossa missão, de forma digna de sermos conhecidos como filhos de Deus, é necessário que façamos a nossa parte. Veremos alguns processos pelos quais temos que passar para solidificar a nossa conquista e nos tornarmos líderes decididos e que não erram a rota:

1. Batalhar pela fé

“Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.” (Judas 3)

Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, uma porção de fé nos foi dada. Porém, no decorrer de nossa caminhada com Cristo, muitas são as situações adversas que temos que enfrentar e para isso nos é necessário crer que ainda que as situações caóticas e as circunstâncias não sejam favoráveis, Yeshua é Aquele que nos guarda e Satanás não pode nos tocar, pois, Somos filhos de Deus e nascemos para vencer.

2. Rejeitar a imoralidade

“...assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” (Judas 7)

Somente o pecado pode destruir a sua vida e o seu ministério. A Igreja tem que andar em santidade e não pode aceitar menos do que isso. Não é mais hora de esconder as debilidades da alma, os desajustes, pelo contrário, é hora de abrir o coração para receber a cura e ter uma vida transformada.

Temos uma chamada da parte de Deus e para que ela alcance o êxito, por Ele projetado, é necessário buscar cura para as enfermidades através da pessoa do Espírito Santo.

3. Viver em unidade

“Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem...são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito.” (Judas 10-19)

A Igreja de Cristo não deve ficar envolvidas em contendas, não deve se levantar contra os ungidos do Senhor; todos os que se levantam contra os ungidos de Deus morrem. A Igreja deve andar em unidade, longe de porfias, disputas e qualquer situação que mão convém a santos.

Você, filho do Deus Altíssimo, foi chamado para andar guiado pelo Espírito Santo e não pelos seus sentimentos. É desejo do coração de Deus que o Seu povo viva em união.

4. Autoconsolidação

“Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” (Judas 20-25)

Conectar-se ao Espírito. Ainda que lhe falte alguém no momento em que, aparentemente, você mais precisa, saiba que você nunca estará só. Mergulhe no rio de Deus e descubra que você estará sempre acompanhado pelo Senhor e é Ele quem o fortalece em todas as batalhas.

Decida, hoje, batalhar pela fé, rejeitar a imoralidade, viver em unidade e se autoconsolidar, pois Jesus pagou um preço muito alto, na cruz, pela sua vida. Conquiste o que é seu por herança

Que Deus te abençoe e que vc seja um ótimo líder ungido e aprovado pelo Senhor

Objetos na Dança

Algumas sugetões de objetos que você pode usar nas ministrações de Danças.

1º Você pode usar fitas para formar uma estrela de similar a da bandeira de Israel, vc pode usar em fim de danças ou inicio, abaixo veja uma foto com exemplo


2º Você pode usar tecidos durante as ministrações, e uma opinião pessoal, fica LINDO, da mais sentido e vida a uma ministração, por explo se vc estiver dançando uma musica que falade águas, rios, chuva use tecidos azuis, se a musica falar de fogo ou sangue use tecidos vermelho.
Outra dica consiga um tecidio de 4 metros por 1,5 e outro de 2 metros por 1,5 e voce pode fazer uma cruz utilizando 4 pessoas para segurar os tecidos na borda. abaixo algumas fotos de uso de tecido.


3º Você pode usar guarda chuva nas danças, se a musica falar de chuva, ou ate da proteção de Deus, fica lindo um espontaneo de uma canção que fala de proteção e usa-se um guarda chuva.



4º Usar fita nas danças é d+ veja alguns exemplos


5º Outra cois otima para vc usar é bolas ou globos, em musicas que falaem de nações, de criação...


6º Luvas com fotas dão ótimo efeito, dependendo da cor, amarelo pode simbolizar óleo, vermelho fogo ou sangue,e dão muita diferença na dança.


Espero ter ajudado vocês, fiquem na paz do Senhor!

Tipos de Dança



Dançar é uma forma sublime de adoração e louvor ao Senhor, alguns dançam porque têm o dom, outros porque encontraram na dança a melhor maneira de expressar sua adoração ao Pai.

“Danço para a honra e glória do Senhor, onde com muito amor e profissionalismo, edifico e ganho muitas vidas através da arte de dançar.” Vivian Lazzerini (bailarina, coreógrafa e professora de dança).

“Não tinha experiência em dançar, nunca tinha feito dança na minha vida, mas sentia algo diferente no meu coração... Hoje sou líder do ministério de dança da minha igreja completamente sustentada pela graça do Senhor, que me chamou e que tem sido fiel em todos os momentos.” Jéssica (depoimento Dança pelas Nações).

“No início foi difícil, devido à falta de técnica, mas com o tempo comecei a criar uma rotina e acompanhar os movimentos e até participar da criação das coreografias.” Douglas Alexandre L Condini (depoimento Dança pelas Nações).

Existem várias formas de louvar o Senhor com a dança, vamos citar aqui apenas duas delas:

Adoração
Como o nome já diz, essa dança é um momento de adoração do dançarino, onde ele usa seu corpo como instrumento para expressar todo o seu amor ao Pai.
É uma forma muito intima e particular de louvar ao Senhor.


Espontânea
Na dança espontânea o bailarino é conduzido por um louvor, como se fosse guiado pelo Senhor, sem pensar no próximo passo.
É uma dança para aqueles que já atingiram certa maturidade espiritual.


Exaltação
você tem a liberdade de exaltar e glórifacar o nome do Senhor com movimentos mais rapidos, ritimado. Pode ate convidar a igreja para dançar e tirar o pé do chão.


Não importa o motivo nem o tipo de dança, o mais importante para aqueles que escolheram o Ministério da Dança é louvar ao Senhor de corpo, alma e coração.
Por isso, se você sentir em seu coração o chamado de Deus para dançar para a sua honra, glória e adoração, vá sem medos, nem preconceitos.

Tecidos na Dança

Uma coisa maravilhosa de usar em ministrações é tecidos, dão um efeito tremendo, veja algumas dicas.

Cores:

Vermelho = Você pode usar em ministrações, tanto coregrafias como espontâneo, em musicas que falam de fogo e glória, uma canção que fale do fogo do Espirito Santo, vindo sobre a igreja.


Laranja = Voce pode usar em ministrações que falem de fogo, ou da glória do Senhor sobre nossas vidas


Amarelo = Representa ouro, riqueza, vc pode usar em uma ministraçao que fale do reinado de Deus sobre nossas vidas, ou de etregar tudo a Deus.


Azul = Vc pode usar em ministraçoes sobre o Espirito Santo, ou em ministraçoes que falem de aguas de rio, de Chuva...


. MOVIMENTOS QUE PODEM SER USADOS

1º Nuvem - Executado por duas pessoas de estaturas parecidas ou iguais, o movimento é simples. é o lançamento do tecido para cima e para baixo, voce lança ele e deixa ele decer é e neccessario segurar o tecido fime, para o tecido ir alto faça um pliêr (leve agaixada) e lançe e deixe decer naturalmente.


2º Onda = Voce segura o tecido na vertical e lança para fetre e para traz em sicronia e no ritmo da musica.


3º Asas de Águia: necessário tres pessoas, duas seguram o tecido como no modo nuvem e uma pessoa fia no meio atras do tecido, a pessoa que esta no meio segura o tecido na altura da barriga os os que estão do lada vao por traz e cruz um por cima e outro por baixo e entregam o tecido para a pessoa que foi envolçto com ele, e formara duasa asas.


Tipos de tecidos Que vc pode usar: Tecidos leves como Voal, Organza, Muceline, Seda...

Tamanho do tecido: varia do espaço disponilve, mas deve ser de 1 metro e meio de largura e o comprimento varia, pode ser de dois metros, tres ou um metro...



Se vc quiser aprender mais sobre tecido, novos movimentos assista o dvd Profetas da Dança , la tem esses movimentos e muitos outros.




Para comprar acesse o site www.dancapelasnacoes.com.br

Fonte do movimentos Dvd Profetas da dança
Fonte das fotos: www.dancapelasnacoes.com.br

sábado, 5 de setembro de 2009

Vestes Ministeriais

AS VESTE
S".. Segundo tudo o que Eu te mostrar para o modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis assim mesmo O fareis (Êxodo 25.9).

1. Puras (Eclesiastes 9.8) Suas vestes devem ser alvas, ou seja, puras. A roupa de um ministro não pode ser sensual, principalmente as irmãs; cuidado com os decotes, transparências, marcas (roupas justas, além de marcarem o corpo, impedem os movimentos). Façam roupas decentes, mas não só na hora de ministrar, suas vestes devem ser puras principalmente quando você não está ministrando. As pessoas observam seu testemunho, e Deus se entristece quando você age de uma forma na igreja e de outra fora da igreja, como se Deus não estivesse vendo você em todos os momentos e isso é um erro grave nas equipes, que precisamos estar concertando.

2. Essas vestes não são suas, são de Deus e para Deus (Lev. 16.4). Podemos observar nesse texto que as vestes dos sacerdotes eram algo sagrado mesmo, usadas em momentos específicos, no caso citado acima era uma ocasião extremamente importante, o Dia da Expiação, o dia mais santo no calendário do antigo testamento. E o Dia da expiação começava com o sacerdote se banhando e se vestindo.Sabe, quando você entender que tudo o que você tem é de Deus, e você é apenas um mordomo, você não terá nenhum problema em semear, em seguir as direções que Deus vai te dar, muitas pessoas pagam por suas roupas nos ministérios, e depois se acham donas delas, eu ofertei, eu controlo! Ungem a roupa, consagram a Deus, mas percebo que em alguns é tudo da boca para fora, no momento em que o líder tem uma direção para que outro da mesma equipe use a roupa, ou até mesmo de outra equipe, a pessoa logo se manifesta dizendo: “Eu que paguei essa roupa, ninguém toca”.

Em nosso ministério, e na maioria dos ministérios das igrejas, as próprias pessoas confeccionam suas roupas, e sei que não é fácil nem barato, mas sempre, desde o começo aprendemos o principio de ofertar, de entender que essa veste acima de tudo é para adorar o Senhor! Não para que as pessoas vejam algo em nós, mas que a presença de Deus seja manifesta!


3. Deus quer te vestir com vestes de louvor. (Salmos 30.11) Deus quer vestir o nosso coração com vestes de louvor. Por mais bonitas que sejam as suas vestes, se o seu coração estiver triste, com rancor, amargura, não vai fluir; as vestes só complementam aquilo que está fluindo de dentro de você, e uma roupa bonita não vai conseguir esconder as suas iniqüidades.


E quando nós recebemos de Deus as vestes de louvor, mesmo quando estamos passando por alguma situação difícil, podemos dançar em Sua presença, pois confiamos que Deus é quem nos dá a vitória.


4. As vestes falam de nossa identidade ministerial: (Êxodo 29.5) Outro ponto importante que as pessoas sempre nos perguntam é: Como é o processo de confecção das vestes, a criação, quem desenha borda...Bem não há segredo, nem uma fórmula, o que sempre falo é que você deve abrir seu coração, peça a Deus e com certeza Ele vai te mostrar vestes maravilhosas também.

· Muitas pessoas falam comigo, que querem, mas na verdade muitas vezes sinto que as pessoas querem algo pronto, não querem pagar um preço, e preferem realmente ficar pesquisando o que as outras pessoas estão fazendo, modificam um pouco, e já ficam satisfeitas, e isso bloqueia as coisas que Deus quer liberar para você, lógico que podemos sim aproveitar uma idéia, mas sempre buscando em Deus o que Ele deseja para nós, no caso de nosso ministério, temos nos vestido das nações, sabe quando Deus nos mostrava as vestes no início, eu ficava assustada tinha hora, porque realmente era bem diferente das coisas que já tinha visto, mas como temos testemunhos que nossas vestes impactavam as pessoas, é um desafio mesmo seguir a vontade de Deus, mas quero te encorajar, a ser fiel naquilo que Deus tem falado ao seu ministério! Temos outras vestes que falam sobre santidade, pureza, justiça, fogo etc... tudo direcionado por Deus, nos menores detalhes que você imaginar, Deus tem compartilhado conosco.


5. E a questão financeira, como fica? Gostaria que em primeiro lugar você avaliasse como estão sendo as suas ofertas, você quer o melhor, então dê o seu melhor, queremos que as pessoas sejam tocadas para ofertarem em nosso ministério, mas muitas vezes nós mesmos não ofertamos, “Se você não acredita em seu ministério, e não investe nele, como você quer que os outros acreditem e invistam nele?”.

· Outro ponto importante é, não oferte nada se você quer ter o controle sobre o que ofertou, bem eu ofertei ao ministério então deve ser feito da forma que eu quero,não faça isso, precisamos entender que é um privilégio ofertar na casa de Deus, não um peso, não faça por obrigação e sim por amor.

Eu me lembro de quando eu estava ministrando no congresso “Nas Alturas”, Deus me direcionou a usar uma roupa como de princesa, e eu na época não tinha roupas assim, então procurei, uma pessoa que havia conhecido pelo telefone a uma semana antes, ela ainda não me conhecia pessoalmente, mas quando eu expliquei, ela me disse que Deus testificou em seu coração, então ela e a outra líder de sua equipe me levaram para a casa dela, abriram o guarda-roupa onde estavam os seus vestidos e me disseram: “Escolha o que você quiser!” Eu fiquei assustada, porque um vestido era mais bonito do que o outro, mas o que realmente me impressionou é que elas me ofereceram o que tinham de melhor, e ainda me maquiaram, me pentearam, colocaram em minha cabeça uma tiara linda, e depois eu descobri que elas nunca haviam emprestado nenhuma veste para ninguém, e só me emprestaram porque Deus realmente testificou em seus corações. E depois disso nos tornamos grandes amigas. Tenho muito a agradecer, pois Deus as usou para me ensinar muitas coisas, ministraram sobre minha vida que Deus iria abrir as portas, e profetizaram outras coisas que realmente aconteceram, me levaram em seus ensaios, e deram para mim o que elas tinham de melhor, e eu agradeço a Deus o dia em que Ele as colocou em meu caminho. E eu vejo como Deus honra aquele ministério, como supre todas as suas necessidades. Que tal fazer isso em seu mistério, marque um dia, para que todos tragam algo para semear uns nas vidas dos outros, e você verá como Deus vai tratar com cada um deles.

Todos os recursos financeiros estão liberados para você cumprir a vontade de Deus, desde a eternidade!

Mais alguns textos sobre vestes:


Êxodo 28.3 – Vestes sagradas para glória e ornamento.

Êxodo 28.4_ A riqueza de detalhes.

Êxodos 40.13 _ Eram sagrados e separados para algo específico.

Propostas de Dança na Bíblia

1. Dança Processional: Era feita em fila ou de maneira alinhada com uma harpa ou instrumento de corda indo até em volta do altar, e se movia de maneira circular.Sl.48.12; 42.4.

2. Procissão de Lamentação: Era feita com um flautista e duas pessoas que lamentavam. Essa era uma dança de jejum na assembléia solene. Lc. 7.32; Am. 5.16; 2Cr 35.25.

3. Dança e Canções de libertação: Conforme a dança de libertação avançava, os pés iam sendo usados junto com palmas, brados, sacudidas e fortes pisadas.Sl.32,7; 1Cr.15.16; Is.13.2; 26.6; 2 Sm.22.40-45; Sl.114.6.

4. Dança de Procissão de Escalada ou Entrada: São também chamadas canções de degraus Sl.120 a 134. A dança no Sl.68:25 era feita em fila ou de maneira alinhada e é um chamado à adoração.Feita no caminho do templo. Sl.68.24-25; Is.30.29; 1Cr.15.29; 2 Sm. 6.14-23.

5. Processional de Casamento: Era feita de maneira processional até a casa do noivo pela noiva e suas damas. Mais tarde na cerimônia havia uma tradicional dança em volta do noivo e da noiva. Ct.3.11; Is. 61.10; Gn. 24.61

6. Dança de Festa: A dança de Festa era acompanhada por harpas e tamborins, essa dança era feita em círculo.Sl 118.27

7. Dança de Dedicação: Era uma dança em roda feita na dedicação do templo.Jr.31.4; Sl.30.11; Ne 12.27

8. Dança de Saudação: Era geralmente feita por mulheres para saudar o sábado. Jz.11.34

9. Dança de Vitória: Era geralmente feita por uma companhia com coros e repetições. Grande regozijo. Havia muitos ramos de palmeiras sendo agitados pelas pessoas durante a dança de vitória. Ex.15.20; 1Sm.18.6, 1Cr.15.29

10. Dança de louvor e Adoração: Era uma dança de roda em coro, algumas vezes feita em solo. Sl.149.3; 150.4; 96.9; 30.11.

11. Dança de Unção: Era feita com uma flauta para trazer a presença do Senhor.1Sm.10.5-10.

12. Danças Masculinas: Geralmente aconteciam durante a colheita e grandes experiências de guerra, assim como em dias de festa. Is.9.3; 61.10; Jr.31.13

O uso de Bandeiras, véus, tamborins na dança

As palavras em hebraico usadas no velho testamento para bandeiras e estandartes são:

DEGEL: significa ser conspícuo (que dá vista)

O NACE : significa um sinal

OWTH: significa um sinal

Nós estamos apontando povos a Jesus em nossa adoração com estandartes e bandeiras.


Referências na Palavra de Deus.

Bandeiras tribais e de família:- Números 2:2 , Números 10:10-14

Na guerra:- Salmos 74:4 , Isaías 31:9, Salmos 20:5, Cantares 6:4

Como um ponto de encontro:- Isaías 5:26, Isaías 11:10

Como proclamação:- Jeremias 50:2, Jeremías 4:6, Jeremías 51:12 ,Isaías 62:10





Tamborim nas Escrituras
A palavra hebraica para o tamboril é TOPH.

O tamborim foi usado desde épocas antigas, Jô 21:12

O tamborim foi usado na guerra e para comemorar a vitória
O Senhor que derrota seus inimigos ao som do tamboril - Isaías 30:32

Miriam conduziu às mulheres em louvar a Deus - Êxodo 15:20

Comemorando a vitória sobre os filisteus - 1 Samuel 18:6


O tamborim foi usado no louvor e na adoração
Profetas usando o tamborim e outros instrumentos 1 Samuel 10:5, 2 Samuel 6:5, 1 Crônicas 13:8, Salmos 68:25, Salmos 81:2


O tamborim é associado com a dança

Salmos 149:3, Salmos 150:4, Jeremias 31:4

Véus
O uso de véus aumenta a beleza da dança e cria uma figura simbólica. Podem ser usados pequenos, grandes, usados por ministros individualmente, ou no caso de véus maiores, por mais de um ministro. Véus maiores podem ser usados também erguidos sobre a congregação ou para exibir um cenário etc...

As cores são importantes para trazer mensagens específicas. Há vários anos utilizamos tecidos, em especial há alguns anos atrás Deus nos deu um tecido que é semelhante a um arco-íris, temos usado bastante esse tecido em nossas ministrações, e realmente tem sido uma benção! Deus tem nos dado muitos movimentos novos com os tecidos, e temos vários testemunhos de pessoas que foram tocadas por Deus, ou que entenderam melhor determinada ministração, até mesmo alguns músicos nos pedem véus nos momentos de adoração, para junto conosco engrandecer o nome do Senhor!

A Adoração e a Dança

Dança. De todas as artes, o ministério de dança é provavelmente o ministério que mais gera controvérsias dentro da igreja hoje. Como ministra de louvor e musicista, eu já ouvi mais opiniões extremas sobre dança – e dançarinos – do que sobre qualquer outra expressão de adoração. Por que é que a essência da dança faz com que as pessoas reajam tão negativamente, e o que as Escrituras têm a dizer sobre isto?

Eu tenho aprendido, através de muito estudo da Palavra de Deus e da história da Igreja, que a obra do Espírito Santo é progressiva na igreja e através das gerações do Cristianismo.
Deus, em Sua soberania, permite que certas facetas do revelar de Si mesmo através de Sua igreja aqui na terra, sejam reservadas para certos períodos da história. Houve um tempo em certas culturas da igreja onde instrumentos musicais foram banidos. Houve um tempo quando o uso de roupas de cores fortes era considerado por algumas pessoas como sendo mundano ou pecaminoso. Houve um tempo em que cantar qualquer outra parte vocal além da melodia era considerado sensual, e não era permitido. A igreja passou por muitas fases cheias de controvérsias, e tudo contribuiu para seu crescimento, expressão e maturidade. Jesus não veio e morreu numa cruz eliminando assim sacrifícios animais enquanto não tinha chegado o tempo designado na história para isso. A pessoa do Espírito Santo não foi revelada a todos fiéis até depois do Calvário. Será que isso significa que estes princípios espirituais não estavam por perto, sem agir antes disso? Claro que não! Isto só significa que Deus tem um tempo na história par todas as coisas, e que a Sua revelação de Si mesmo, mesmo que NUNCA vá contra as Escrituras, sempre é progressiva para cada geração de cristãos na terra. Eu creio que o conceito da dança física na igreja é algo que Deus está trazendo à evidência nesta geração, e usando sua importância para trazer a expansão de Seu Reino na terra e a Sua glória.

Quer estejamos confortáveis com ela ou não, a dança é definitivamente mencionada ou aprovada pelas Escrituras. Miriam dançou após os filhos de Israel terem atravessado o Mar Vermelho e o exército de Faraó ter sido derrotado. (Êxodo 15:20) Davi, que também teve uma revelação tremenda da adoração pós-calvário, dançou diante do Senhor quando a Arca da Aliança foi retirada da isolação ara Jerusalém (II Samuel 6:14) Existem muitos exemplos de pessoas dançando na presença do Senhor – seja como uma expressão de alegria ou intimidade, ou uma expressão profética da guerra espiritual. Nós somos ordenados a dançar diante do Senhor no livro de Salmos, muitas vezes. (Salmos 150 é somente um exemplo disto). Nós precisamos nos lembrar que Satanás foi o primeiro ministro de música em existência, e que antes de haver se exaltado em orgulho, seu engano e queda, ele ministrava ao pé do trono do próprio Deus. (Estudar Ezequiel 28). Ele sabe muito bem que a adoração acontece com o fim de honrar a presença de Deus e libera Seu poder, e ele não quer que entendamos ou usemos as armas poderosas e preciosas que Deus nos tem dado.

Todo componente da música e movimento como conhecemos hoje foi incorporada na criação de seu ser e ele entende as forças espirituais que operam quando nós cantamos, tocamos instrumentos ou dançamos diante do Senhor. Até hoje, uma de suas maiores estratégias aqui na terra é envolver a raça humana em expressões de musicais, rítmicas e visuais em adoração a si mesmo. Ele distorce a pureza da adoração, quer ela seja aural ou visual, e a degenera em algo sensual, pecaminoso e pervertido. É verdade que a humanidade foi criada para aprender com exemplos visuais mais do que com quaisquer outros, e quando as pessoas vêem a dança, algo é liberado dentro delas, quer seja sensual ou espiritual.

Eu creio que por esta razão, muitas pessoas têm dificuldades em algumas áreas, quando se trata de veículos musicais, e expressões de dança – especialmente se estas atividades produziram pecado em suas vidas antes de se tornarem cristãos. Eu também creio que as artes não precisam ser redimidas – nós, como seres humanos, e nossas expressões da mesma, é que precisamos. Em sua criação original, elas são a perfeita expressão da adoração do Deus Todo-Poderoso. Nós somos aqueles que precisamos ser redimidos, e nossas expressões verbais, físicas e visuais de adoração, uma vez direcionados para o diabo e nossa carne sensual, devem agora ser usados de forma que possam trazer glória honra para o Deus Altíssimo. A Bíblia claramente diz que Satanás é o príncipe dos poderes do ar (Efésios 2:2) e quando nós falamos palavras, cantamos músicas ou realizamos ações físicas na adoração, nós literalmente estamos enviando ondas de som para sua área de domínio, interrompendo-a, e causando impacto em toda eternidade.

Primeiro e mais importante, as nossas próprias vidas devem ser uma dança – e uma canção de adoração – ao Senhor. Nós devemos viver de uma forma que possamos refletir Sua glória, não a nossa sensualidade e nossa carne. Nosso, vestir, nossa conduta e nosso falar, devem refletir a pureza e alegria da nossa vida-dança ao nosso companheiro celestial, o glorioso Rei dos reis e Senhor dos senhores. O Senhor nos chama para sermos irrepreensíveis, e de todas as maneiras, reverenciarmos o Espírito Santo e refletir Sua glória – não trazendo a atenção para nós mesmos ou nossos corpos, mas ao invés disso, usar nossos corpos para dar glória ao nosso maravilhoso Salvador, e declararmos nosso amor por Ele pelo sacrifício eterno que Ele pagou por nossas almas e corações.

Tem sido uma tendência da igreja eliminar os elementos do Cristianismo que criam “controvérsias”, ou ficar longe deles e ignorar as áreas ‘perigosas’, mas eu firmemente creio que o Espírito Santo não está procurando um ambiente seguro para Se mover, mas sim, um ambiente cheio de fé. Nós, como redimidos do Senhor, como Sua Noiva amada, devemos ser apaixonados, e sim, muito puros, em nossas expressões de adoração e amor ao nosso Deus. Nós não devemos correr das questões que geram controvérsias, mas sim, usando de sabedoria e instrução, tomar de volta o que o inimigo de nossas almas tem usado como SUA arma e começarmos a usar como NOSSA arma, pois a nós pertence este direito. A adoração é nossa; a música é nossa, e a dança é nossa! Vamos cumprir este momento na história o qual Deus chama a Igreja a cumprir, e viver vidas cheias de Sua presença, Seu poder, Sua pureza, e Suas expressões de adoração e gratidão em nossas almas e ações por tudo o que Ele tem feito, e por Sua graça eterna, pela qual nós somos eternamente gratos!

Dança na Bíblia

Este é o resultado de uma simples pesquisa deste tão "polêmico" assunto: A Dança na Igreja. Espero que estes versículos sejam bênção para abrir seus olhos a respeito do tema abordado.


Edição Revista e corrigida de Almeida (ARC)




Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. (Êxodo 15:20)

E aconteceu que, chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte, (Êxodo 32:19)

Vindo, pois, Jefté a Mispa, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela só, a única; não tinha outro filho nem filha. (Juízes 11:34)

E olhai, e eis aí, saindo as filhas de Siló a dançar em ranchos, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Siló, e ide-vos à terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

E os filhos de Benjamim o fizeram assim e levaram mulheres conforme o número deles, das que arrebataram dos ranchos que dançavam; e foram-se, e voltaram à sua herança, e reedificaram as cidades, e habitaram nelas. (Juízes 21:23)

Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e em danças, com adufes, com alegria e com instrumentos de música. (1 Samuel 18:6)

Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? (1 Samuel 21:11)

Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, as suas dezenas de milhares? (1 Samuel 29:5)

E, descendo, o guiou. E eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. (1 Samuel 30:16)

E sucedeu que, chegando a arca do concerto do SENHOR à Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou de uma janela e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração. (1 Crônicas 15:29)

Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido, e têm olhares impudentes, e, quando andam, como que vão dançando, e cascavelando com os pés, (Isaías 3:16)

Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam. (Jeremias 31:4)

Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza. (Jeremias 31:13)

Cessou o gozo de nosso coração, converteu-se em lamentação a nossa dança. (Lamentações 5:15)

entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse, então, o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. (Marcos 6:22)

e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. (Mateus 11:17)

Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele e agradou a Herodes, (Mateus 14:6)

entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse, então, o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. (Marcos 6:22)

São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros e dizem: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes. (Lucas 7:32)

E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. (Lucas 15:25)




Edição Revista e Atualizada de Almeida (ARA)




A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. (Êxodo 15:20)

Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte; (Êxodo 32:19)

Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha. (Juízes 11:34)

e olhai; e eis aí, saindo as filhas de Siló a dançar em rodas, saí vós das vinhas, e arrebatai, dentre elas, cada um sua mulher, e ide-vos à terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

Assim fizeram os filhos de Benjamim e levaram mulheres conforme o número deles, das que arrebataram das rodas que dançavam; e foram-se, voltaram à sua herança, reedificaram as cidades e habitaram nelas. (Juízes 21:23)

Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. (1 Samuel 18:6)

Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? (1 Samuel 21:11)

Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? (1 Samuel 29:5)

Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho. (2 Samuel 6:14)

Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração. (2 Samuel 6:16)

Ao entrar a arca da Aliança do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi dançando e folgando, o desprezou no seu coração. (1 Crônicas 15:29)

Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. (Salmos 150:4)

Volta, volta, ó sulamita, volta, volta, para que nós te contemplemos. Por que quereis contemplar a sulamita na dança de Maanaim? (Cantares 6:13)

Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam. (Jeremias 31:4)

Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza. (Jeremias 31:13)

Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança. (Lamentações 5:15)

Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes. (Mateus 11:17)

Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. (Mateus 14:6)

entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. (Marcos 6:22)

São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes. (Lucas 7:32)

Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. (Lucas 15:25)





Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)




A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando. (Êxodo 15:20)

Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, que estava dançando, e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as. (Êxodo 32:19)

Quando Jefté voltou para a sua casa, em Mispa, a sua filha saiu ao seu encontro, dançando e tocando pandeiro. Era filha única; ele não tinha mais nenhuma filha ou filho. (Juízes 11:34)

e fiquem vigiando. Durante a festa, quando as moças de Siló saírem dançando, vocês também saiam das plantações de uvas. E cada um agarre uma das moças e leve embora para a terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

E assim fizeram os benjamitas. Cada um deles escolheu uma esposa entre as moças que estavam dançando e a levou embora. Então voltaram para a sua terra, construíram de novo as suas cidades e ficaram morando ali. (Juízes 21:23)

Quando os soldados estavam voltando para casa depois de Davi ter matado Golias, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram para encontrar o rei Saul. Elas cantavam canções alegres, dançavam e tocavam pandeiro e lira. (1 Samuel 18:6)

As autoridades da cidade disseram a Aquis: Não há dúvida de que este é Davi, o rei da terra de Israel. A respeito dele as mulheres cantavam enquanto dançavam: “Saul matou mil; Davi matou dez mil!” (1 Samuel 21:11)

Além disso, este é Davi, a respeito de quem as mulheres cantavam enquanto dançavam: “Saul matou mil; Davi matou dez mil!” (1 Samuel 29:5)

Davi, vestindo um manto sacerdotal de linho, dançou com todo o entusiasmo em louvor a Deus, o SENHOR. (2 Samuel 6:14)

Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e dançando em louvor ao SENHOR. Então sentiu por ele um profundo desprezo. (2 Samuel 6:16)

Davi respondeu: Eu estava dançando em louvor ao SENHOR, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao SENHOR (2 Samuel 6:21)

Os profetas de Baal pegaram o touro que havia sido trazido para eles, e o prepararam, e oraram a Baal desde a manhã até o meio-dia. Eles gritavam assim: Ó Baal, responde às nossas orações! E ficaram dançando em volta do altar que haviam feito, porém não houve resposta. (1 Reis 18:26)

Então Davi e todo o povo começaram a dançar com todas as suas forças em louvor a Deus. Eles cantavam e tocavam instrumentos musicais, isto é, harpas, liras, tambores, pratos e trombetas. (1 Crônicas 13:8)

Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela e viu o rei Davi dançando e pulando de alegria. Então sentiu desprezo por ele. (1 Crônicas 15:29)

Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. (Salmos 30:11)

Os que moram ali vão dançar e cantar, dizendo: A fonte da nossa felicidade, ó Jerusalém, está em você. (Salmos 87:7)

Louvem a Deus, o SENHOR, com danças e, em seu louvor, toquem pandeiros e liras. (Salmos 149:3)

Louvem o SENHOR com pandeiros e danças. Louvem com harpas e flautas. (Salmos 150:4)

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; (Eclesiastes 3:4)

Volte, volte, sulamita. Volte, volte; nós queremos ver você dançar. (Cantares 6:13)

os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas. (Isaías 35:6)

Eu construirei de novo a nação. Mais uma vez, vocês pegarão os seus tamborins e dançarão de alegria. (Jeremias 31:4)

Então as moças, os moços e os velhos vão dançar e se alegrar. Eu os animarei e mudarei o seu choro em alegria e a sua tristeza em prazer. (Jeremias 31:13)

A alegria fugiu do nosso coração; em lugar das nossas danças, ficou a tristeza. (Lamentações 5:15)

“Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de enterro, mas vocês não choraram!” (Mateus 11:17)

No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e ele gostou tanto, (Mateus 14:6)

Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça: Peça o que quiser, e eu lhe darei. (Marcos 6:22)

Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro: “Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de enterro, mas vocês não choraram!” (Lucas 7:32)

Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. (Lucas 15:25)





Tradução Brasileira (TB)




A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um adufe na sua mão; e todas as mulheres saíram atrás dela com adufes e com danças. (Êxodo 15:20)

Logo que se aproximou do arraial, viu o bezerro e as danças; acendeu-se-lhe a ira, e arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte. (Êxodo 32:19)

Jefté voltou para sua casa em Mispa, e saiu-lhe ao encontro sua filha com tambores e com danças. Ela era a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha. (Juízes 11:34)

Olhai e, quando saírem as filhas de Silo a dançar nos coros, saí vós das vinhas e arrebatai, cada um a sua mulher, das filhas de Silo, e ide para a terra de Benjamim. (Juízes 21:21)

Assim fizeram os filhos de Benjamim, e segundo o seu número, tomaram para si mulheres, arrebatando-as dentre as que dançavam; foram, voltaram para a sua herança, edificaram as cidades e nelas habitaram. (Juízes 21:23)

Ao virem eles, na ocasião da volta de Davi, depois de morto o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel, cantando e dançando, ao encontro do rei Saul, com tambores, com alegria e com instrumentos de música. (1 Samuel 18:6)

Perguntaram-lhe os servos de Aquis: Este não é Davi, o rei da terra? não foi deste que cantavam nas danças, dizendo: Saul matou os seus milhares E Davi, as suas dezenas de milhares? (1 Samuel 21:11)

Acaso este não é Davi, de quem cantando diziam nas danças: Saul matou os seus milhares, E Davi, as suas dezenas de milhares? (1 Samuel 29:5)

Desceu e o guiou. Eis que eles estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, bebendo e dançando, por causa de todo o grande despojo que haviam tomado da terra dos filisteus e da terra de Judá. (1 Samuel 30:16)

Davi dançava diante de Jeová com todas as suas forças, cingido dum éfode de linho. (2 Samuel 6:14)

Ao entrar a arca de Jeová na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou duma janela, e viu ao rei Davi saltando e dançando diante de Jeová; e no seu coração ela o desprezou. (2 Samuel 6:16)

Davi respondeu a Mical: Diante de Jeová eu estava dançando. Bendito seja Jeová que me escolheu, preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, para príncipe sobre o povo de Jeová, sobre Israel, por isso dançarei diante de Jeová. (2 Samuel 6:21)

Ao chegar a arca da aliança de Jeová à cidade de Davi, olhou da janela Mical, filha de Saul, e viu a Davi dançar e tocar; ela o desprezou no seu coração. (1 Crônicas 15:29)

Dirão tanto os que cantam como os que dançam: Todas as minhas fontes são em ti. (Salmos 87:7)

Louvem-lhe o nome com danças; Cantem-lhe louvores com adufe e harpa. (Salmos 149:3)

Louvai-o com adufe e com dança, Louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. (Salmos 150:4)

tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; (Eclesiastes 3:4)

Volta, volta, ó Sulamita; Volta, volta, para que te contemplemos. Por que quereis contemplar a Sulamita, Como a dança de Maanaim? (Cantares 6:13)

Mas as feras do deserto se deitarão ali, e as suas casas se encherão de hienas; ali habitarão os avestruzes, e ali dançarão os sátiros. (Isaías 13:21)

De novo te edificarei, e serás edificada, virgem de Israel; ainda serás adornada com os teus atabales, e sairás nas danças dos que se alegram. (Jeremias 31:4)

Então se alegrará a virgem na dança, como também os mancebos e os velhos juntamente; porque converterei o seu pranto em gozo, os consolarei e os alegrarei, passada a sua tristeza. (Jeremias 31:13)

Desvaneceu-se o gozo do nosso coração; Converteu-se em lamentação a nossa dança. (Lamentações 5:15)

Nós vos tocamos flauta, e vós não dançastes; Entoamos lamentações, e não pranteastes. (Mateus 11:17)

Chegado, porém, o dia natalício de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos e agradou a Herodes, (Mateus 14:6)

a filha da própria Herodias, tendo entrado, dançou e agradou a Herodes e aos seus convivas. O rei disse à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei; (Marcos 6:22)


São semelhantes aos meninos que se assentam na praça e gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e vós não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes. (Lucas 7:32)

Seu filho mais velho estava no campo; quando voltou e foi chegando à casa, ouviu a música e a dança: (Lucas 15:25)




Expressões Similares



E, no dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois, levantaram-se a folgar. (Êxodo 32:6 ARC)

E na presença de Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele ser adorado, todos deverão festejar e se alegrar: vocês, os seus filhos e as suas filhas, os seus escravos e as suas escravas e os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades onde vocês vivem. (Deuteronômio 16:11 NTLH)

Todos devem festejar alegremente: vocês, os seus filhos e as suas filhas, os seus escravos e as suas escravas e os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades onde vocês vivem. (Deuteronômio 16:14 NTLH)

E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo, bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. (1 Samuel 30:16 ARA)

Então ele levou Davi. Os amalequitas estavam espalhados por toda a região, comendo, bebendo e festejando por causa da grande quantidade de coisas que haviam tomado na terra dos filisteus e na terra de Judá. (1 Samuel 30:16 NTLH)

E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. (2 Samuel 6:14 ARC)

E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração. (2 Samuel 6:16 ARC)

Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. (2 Samuel 6:21 ARC)

Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. (2 Samuel 6:21 ARA)

Então, Joiada fez sair o filho do rei, pôs-lhe a coroa e lhe deu o Livro do Testemunho; eles o constituíram rei, e o ungiram, e bateram palmas, e gritaram: Viva o rei! (2 Reis 11:12 ARA)

Então Joiada levou Joás para fora, colocou a coroa na cabeça dele e lhe deu uma cópia da Lei. Aí Joás foi ungido e apresentado como rei. O povo bateu palmas e gritou: Viva o rei! (2 Reis 11:12 NTLH)

Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com toda a sua força; em cânticos, com harpas, e com alaúdes, e com tamboris, e com címbalos, e com trombetas. (1 Crônicas 13:8 ARC)

Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas. (1 Crônicas 13:8 ARA)

Se eu soubesse que Deus faria isso, daria pulos de alegria, mesmo sofrendo muita dor. Pois Deus é santo, e eu nunca fui contra as suas decisões. (Jó 6:10 NTLH)

Fazem sair as suas crianças como a um rebanho, e seus filhos andam saltando. (Jó 21:11 ARC)

Deixam correr suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos saltam de alegria; (Jó 21:11 ARA)

Os seus filhos correm como carneirinhos e pulam de alegria; (Jó 21:11 NTLH)

Fazem sair a seus filhos como um rebanho, E os seus pequenos saltam e brincam. (Jó 21:11 TB)

No seu pescoço pousa a força; perante ele, até a tristeza salta de prazer. (Jó 41:22 ARC)

Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. (Salmos 9:2 ARC)

Folgaremos de júbilo por tua salvação; E em nome de nosso Deus arvoraremos pendões: Cumpra Jeová todas as tuas petições. (Salmos 20:5 TB)

Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. (Salmos 42:4 ARC)

Eu me lembro com efusão de coração De como eu passava com a turba, e os guiava em procissão à casa de Deus, Com voz de júbilo e louvor uma multidão em festa. (Salmos 42:4 TB)

Lembro-me destas coisas e dentro de mim se me derrama a alma , de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. (Salmos 42:4 ARA)

Aplaudi com as mãos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo. (Salmos 47:1 ARC)

Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. (Salmos 47:1 ARA)

Batam palmas de alegria, todos os povos! Cantem louvores a Deus em voz alta. (Salmos 47:1 NTLH)

Batei palmas, todos os povos, Aclamai a Deus com vozes de júbilo. (Salmos 47:1 TB)

Subiu Deus com aplauso; Jeová subiu ao som de trombeta. (Salmos 47:5 TB)

Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: Todas as minhas fontes são em ti. (Salmos 87:7 ARA)

Até quando os ímpios, SENHOR, até quando os ímpios saltarão de prazer? (Salmos 94:3 ARC)

Os rios batam palmas; regozijem-se também as montanhas, (Salmos 98:8 ARC)

Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, (Salmos 98:8 ARA)

Rios, batam palmas! Montes, cantem com alegria diante do SENHOR (Salmos 98:8 NTLH)

tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; (Eclesiastes 3:4 ARC)

tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; (Eclesiastes 3:4 ARA)

Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. (Cantares 2:8 ARC)

É a voz do meu amado! eis que ele vem, Saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. (Cantares 2:8 TB)

E disse: Nunca mais pularás de alegria, ó oprimida donzela, filha de Sidom; levanta-te, passa a Quitim e mesmo ali não terás descanso. (Isaías 23:12 ARC)

Cessou o folguedo dos tamboris, acabou o ruído dos que pulam de prazer, e descansou a alegria da harpa. (Isaías 24:8 ARC)

Sobre a terra do meu povo virão espinheiros e sarças, como também sobre todas as casas de alegria, na cidade que anda pulando de prazer. (Isaías 32:13 ARC)

Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas. (Isaías 55:12 ARC)

Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. (Isaías 55:12 ARA)

“Vocês sairão alegres da Babilônia, serão guiados em paz para a sua terra. As montanhas e os morros cantarão de alegria; todas as árvores baterão palmas.” (Isaías 55:12 NTLH)

Que tem o meu amado que fazer na minha casa, visto como muitos nela cometem grande abominação, e as carnes santas se desviaram de ti? Quando tu fazes mal, então, andas saltando de prazer. (Jeremias 11:15 ARC)

Que direito tem na minha casa a minha amada, ela que cometeu vilezas? Acaso, ó amada, votos e carnes sacrificadas poderão afastar de ti o mal? Então, saltarias de prazer. (Jeremias 11:15 ARA)

Assim diz o Senhor JEOVÁ: Bate com a mão, e bate com o pé, e dize: Ah! Por todas as abominações das maldades da casa de Israel! Porque cairão à espada, e de fome, e de peste. (Ezequiel 6:11 ARC)

Assim diz o SENHOR Deus: Bate as palmas, bate com o pé e dize: Ah! Por todas as terríveis abominações da casa de Israel! Pois cairão à espada, e de fome, e de peste. (Ezequiel 6:11 ARA)

O SENHOR Deus disse: Ezequiel, torça as mãos, bata os pés e grite de tristeza por causa de todas as coisas más e nojentas que os israelitas fizeram. Eles morrerão na guerra, de fome e de doença. (Ezequiel 6:11 NTLH)

Agora, homem mortal, profetize. Bata palmas, e a espada ferirá muitas vezes. É uma espada que mata, uma espada que produz terror e matança. (Ezequiel 21:14 NTLH)

Eu também baterei palmas, e a minha ira passará. Eu, o SENHOR, falei. (Ezequiel 21:17 NTLH)

O que o SENHOR Deus está dizendo é isto: “Vocês, amonitas, bateram palmas e pularam de alegria. Vocês desprezaram a terra de Israel.” (Ezequiel 25:6 NTLH)

Pois assim diz o Senhor Jeová: Porque aplaudiste com as mãos e bateste com os pés e com todo o despeito do teu coração te alegraste contra a terra de Israel, (Ezequiel 25:6 TB)

Não te alegres, ó Israel, até saltar, como os povos; porque te foste do teu Deus como uma meretriz; amaste a paga sobre todas as eiras de trigo. (Oséias 9:1 ARC)

Povo de Israel, deixe de se alegrar, pare de fazer festas como os outros povos fazem. Vocês abandonaram a Deus e adoraram ídolos. Em todos os terreiros onde o trigo é malhado, vocês se venderam como prostitutas ao deus Baal e gostaram do pagamento que receberam dele. (Oséias 9:1 NTLH)

Não te regozijes com júbilo, ó Israel, como os povos; porque pela fornicação abandonaste o teu Deus, amaste recompensa sobre todas as eiras de trigo. (Oséias 9:1 TB)

Como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes, irão eles saltando; como o ruído da chama de fogo que consome a pragana, como um povo poderoso, ordenado para o combate. (Joel 2:5 ARC)

Estrondeando como carros, vêm, saltando pelos cimos dos montes, crepitando como chamas de fogo que devoram o restolho, como um povo poderoso posto em ordem de combate. (Joel 2:5 ARA)

Vêm saltando no alto das montanhas, fazendo barulho como carros de guerra, como galhos secos estalando no fogo. São como um enorme exército posto em ordem de combate. (Joel 2:5 NTLH)

Saltam como o estrondo de carros sobre os cumes dos montes, como o sonido duma chama de fogo que devora o restolho, como um povo forte posto em ordem de batalha. (Joel 2:5 TB)

Não há remédio para as suas feridas; elas não têm cura. Todos os que ouvem falar da sua desgraça ficam alegres e batem palmas. Pois não há ninguém que tenha escapado da sua crueldade que nunca se acaba. (Naum 3:19 NTLH)

Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. (Malaquias 4:2 ARA)

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; vós saireis e saltareis como os bezerros da estrebaria. (Malaquias 4:2 TB)

E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. (Atos 3:8 ARC)

de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. (Atos 3:8 ARA)

Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus. (Atos 3:8 NTLH)

e, dando um salto, pôs-se em pé, e começou a andar; e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. (Atos 3:8 TB)

Espero que tenham gostado,

Graça e Paz,

Dunamai.

Ministrações proféticas através de coreografias e danças

Nos dias de hoje os grupos e ministérios de dança tornaram-se bastante comuns nas igrejas. A dança é algo que tem crescido tanto em número de igrejas que a introduziram em seus cultos, quanto na forma de apresentação. Em algumas igrejas apenas a utilizam em forma de coreografia, onde há ensaios para que os movimentos sejam idênticos, em outras as apresentações são de forma teatral valorizando vestes e mensagens.

Os grupos e ministérios de dança tornaram-se bastante comuns nas igrejas. Hoje em dia, a dança é algo que tem crescido tanto com relação ao número de igrejas que optam por introduzi-la em seus cultos, quanto na forma da apresentação. Algumas igrejas a apresentam coreografada, onde há ensaios para que os movimentos sejam idênticos, e outras, de forma teatral, valorizando vestes e mensagens.

Atualmente, muito se tem ouvido sobre dança profética. Aliás, o termo profético (louvor profético, adoração profética, conferência profética, dança profética) está em voga no meio evangélico. É importante ressaltar, porém, que a dança, assim como a música, e tudo o que se faz concernente ao reino de Deus, deve ser para engrandecer o nome de Jesus.

Nas Escrituras não existe nenhum relato de uma profecia dada através da dança, apenas descreve que a profetisa Miriã dançou expressando ações de graças (Êx 15.20-22). Mas no livro de Romanos capítulo 12, versículo 6, diz que 'temos variedades de dons segundo a graça que nos é dada'. Sendo assim, pode-se considerar a dança como um dom natural que deve ser usado de forma espiritual.

Para a líder do ministério de dança da Igreja Evangélica Príncipe da Paz, Alessandra de Paula, é necessário unir esses dons em prol da obra de Deus. "Estou à frente do ministério de dança da minha igreja há mais de cinco anos e tudo o que fazemos é para a glória do Senhor. Nossa coreografia não é feita apenas de passos marcados. Procuramos, através de orações e comunhão com Deus, a revelação para cada passo e cada coreografia. Não somos artistas ou bailarinos, somos servos buscando servir com excelência através do nosso dom".

Segundo ela, a dança profética rompe com as barreiras das forças malignas. Afinal, quando se profetiza algo aqui na terra, nas regiões celestiais acontece um rebuliço. Por isso os gestos proféticos nas danças devem ser feitos com total reverência ao Senhor, para que Deus as receba. "Tudo deve ser feito com um propósito profético, seja no emprego das cores, seja no gestual, seja em qualquer movimento, tem que haver propósito", ressalta Alessandra.

Além dos passos coreografados, as roupas e os acessórios são muito importantes na construção da dança profética. Segundo Alessandra, até as cores fazem diferença. "Muitos podem achar que é besteira, mas as cores são, sim, de fundamental importância. Quando falamos em dança profética, estamos falando em uma dança de guerra, com propósitos de tomada de território no mundo espiritual. Por isso todos os detalhes são importantes. Precisamos tomar cuidado, no entanto, com os excessos, evitando roupas transparentes e coladas ao corpo, e, principalmente, o estrelismo. O alvo é agradar a Deus, por isso tomamos o maior cuidado", diz.

Alessandra afirma, ainda, que há grande diferença entre ministrar com danças e profetizar com danças. Na ministração, a pessoa expressa aquilo que está sentindo, ou seja, suas emoções, gratidão, adoração. É uma dedicação pessoal, mas que contagia outras pessoas. Já quando se profetiza com danças, se declara que o inimigo não tem autoridade e que o Senhor é quem é Deus, e Ele, somente Ele, pode guerrear e salvar o Seu povo. Além disso, a igreja obtém maior liberdade na presença do Senhor servindo-O com danças.

Louvor e Adoração !

Isabel Coimbra
Texto extraído na íntegra do livro “Dança: Movimento em Adoração”

Sacrifícios agradáveis a Deus, são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não desprezarás ó Deus. (Salmo52:17.)

A essência do louvor e da adoração.

Tenho aprendido que louvar e adorar a Deus constituem o caminho para que se acrescentem bênçãos à nossa vida, pois quando exaltamos o nome do Senhor há o gerar de uma abundância total de graça em nossa vida, seja na perspectiva terrena ou espiritual. Mas é preciso compreender que devemos adorá-Lo todo o tempo, inclusive em meio às diversidades, porque são nelas que realmente precisamos confiar e esperar no Senhor.

Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. (Salmo 34:1.)

Como podemos constatar, as referências bíblicas sobre o louvor e a adoração, revelam que estes não são definitivamente um dispositivo para um alisamento do ego de Deus muito menos um chamado para a confirmação semanal de nossa perícia em declaração doutrinária, seja no canto, na música ou na dança. Deus não precisa e não se preocupa com nada disso, Ele não se impressiona com nossos talentos nem com o que possamos fazer para Ele. Ele se preocupa com a nossa VIDA e está sempre nos perguntando: “Você me quer?”

Para mim, o louvor e a adoração são um estilo de vida. É estar permanente na presença de Deus. A Bíblia apresenta a pessoa de Deus nos chamando consistentemente para adorá-Lo na Sua presença, para que possa nos libertar, nos curar, nos remir, nos restaurar e nos renovar. Deus anseia mover a nossa vida. Deus quer se mover na Sua Igreja.

Nesse sentido, podemos perceber que no dia-a-dia a comunhão com Deus na adoração é uma rua de mão dupla, onde o Pai deseja satisfazer todas as nossas necessidades na Sua presença, ao mesmo tempo que se alegra com as nossas expressões de louvor e gratidão como reflexo de nossa busca por Ele. Sabe por quê? Ele nos ama!

Para tanto, é necessária uma entrega total e irrestrita na comunhão com o Pai. O adorador deve se despir de toda vontade própria para morrer em Cristo para servi-Lo em espírito de sacrifícios agradáveis a Deus.

O sacrifício, por sua vez, requer humildade, e muitas vezes se manifesta corporalmente. Segundo Hayford (1995), o sentido básico de proscuneo ou proskyneô, termos que designavam adoração no Novo Testamento grego, corresponde a shawkhaw, o termo hebraico do Antigo Testamento: ambos significam prostrar-se com toda a totalidade de nosso ser ou de nossa existência. Segundo o autor, “o prostrar-se do orgulho e a rendição da vontade humana, que tão facilmente procura afirmar sua própria dignidade às custas da participação humilde na adoração sincera, espiritualmente viva e fisicamente expressa.” (Hayford,1995:147.)

Temos um exemplo perfeito na Bíblia: Davi. Ele era um rei, guerreiro e sacerdote e mesmo assim se despiu de todo o orgulho e ainda ensinou Israel a adorar em todos os níveis – com novos cânticos, novos instrumentos, com danças e novas expressões de louvor. Sua humildade de coração provocou uma resposta imediata do Espírito Santo de Deus através da alegria e do júbilo que invadiu toda a Israel. Davi, acima de tudo, era um adorador!

Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido duma estola sacerdotal de linho. Assim, Davi com todo Israel, fez subir a arca do Senhor, com júbilo, e ao som de trombetas. Assim Davi, com todo o Israel fez subir a arca do Senhor com júbilo , e ao som de trombetas. (II Samuel 6:14-15.)

Assim, o tabernáculo de Davi foi levantado, mas os textos bíblicos nos livros de Reis e Crônicas relatam sobre a dureza de coração do povo eleito, sobre os pecados de idolatria e tantas outras abominações que concorreram ano após ano para a sua queda e destruição. Mas o Senhor é fiel e seus planos são perfeitos. Ele prometeu a restauração daquele tabernáculo:

Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e levantando-o das suas ruínas restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade. (Amós 9:11.)

Historicamente, o texto bíblico no livro de Reis nos mostra que o templo do Senhor gerado em Davi e levantado por Salomão foi contaminado pelo pecado, tendo como conseqüência a sua destruição e a decadência do povo hebreu na sua relação e intimidade com Deus. Dessa maneira, podemos dizer que depois de Davi e Salomão houve um enrijecimento progressivo da fé, culminando com posicionamentos puramente teológicos, cristalizados por costumes culturais particulares e uma visão de religião, fé e relacionamento com Deus limitados a meras palavras e aparências. No entanto, por causa de Jesus, as promessas de um avivamento sob o derramar do Espírito de Deus em toda a terra constitiuem uma realidade vivida nos dias de hoje.

Creio que a promessa de Deus sobre a restauração do tabernáculo de Davi teve início em Pentecostes na ocasião relatada em Atos. Fico imaginando como foi aquele dia: os discípulos reunidos relembrando os ensinos de Jesus, comentando todos os acontecimentos, os milagres, o túmulo de Jesus vazio, e tantos outros episódios. Estavam ali orando, glorificando e exaltando a Deus até que de repente veio do céu um vento impetuoso que encheu a casa. Línguas como de fogo pousaram sobre todos naquele lugar e eram cheias aquelas pessoas do poder e do toque do Espírito Santo. Pareciam embriagados, e estavam mesmo cheios do Espírito Santo de Deus. Era o consolador, aquele de quem Jesus já lhes havia falado. (Atos 2:1-4.)

É tremendo! A Igreja primitiva cristã experimentou muitos milagres, vivenciou a promessa do cumprir de Deus, no entanto, muitos zombaram e muitos sequer creram naquela realidade profética. Por isso, Pedro, ainda naquele tempo, advertiu-os citando Joel 2:28, que profetizou :

E acontecerá que nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias e profetizarão. (Atos 2: 17-18 .)

Até mesmo os discípulos Barnabé, Paulo, Tiago e Simão em suas reflexões, ao analisarem sobre os acontecimentos pós-pentecostes, testificam que todos os acontecimentos eram promessas de Deus para aqueles dias, conferindo, segundo eles, com as palavras dos profetas já escritas:

Cumpridas e estas coisas, voltarei e reclamarei o tabernáculo de Davi, que está caído; e , levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. (Atos 15:16.)

Mas é preciso compreender que essa promessa está relacionada com a restauração do relacionamento e da intimidade do ser humano com Deus. Com o posicionamento de dependência total, de uma relação restaurada entre criatura e criador, da identidade de filhos de Deus, do adorador. Por isso a adoração não é um momento isolado, mas um modo de viver, e nesse contexto Davi, novamente, é um bom exemplo. Se observarmos em Salmos, veremos um adorador de tempo integral, um homem cujo estilo de vida era adorar, honrar e bendizer a Deus.

Outro fato importante é que em Romanos 9:10 essa promessa se estende a todo aquele que confessar com a boca e crer com o coração que Jesus é o Senhor e que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Este será salvo, mas observe que essa promessa não se restringe apenas ao povo hebreu:

Então falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. (Atos 10 : 34-35.)

Todos nós somos chamados em Jesus, e é nEle e por Ele que temos a chance de fazer parte deste plano maravilhoso: a salvação. E há razão maior para louvá-Lo, adorá-Lo e engrandecer o Seu nome? Na verdade, é um privilégio muito grande para nós!

Por isso é compreensível que as Escrituras nos convoquem a adorar a Deus com louvores, exaltando-O na assembléia do povo (Salmo 107:32.), dando graças na grande congregação, louvando-O no meio da multidão (Salmo 35:18), celebrando com júbilo ao Senhor. Por outro, João 4:24, nos adverte: “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

Enfim, Deus não precisa da nossa adoração. Ele não se admira com nossos talentos, nossa performance ou a obra realizada, muito menos com o que sai da nossa boca. Ele quer a nossa vida, a sua vida. Ele deseja nos curar, nos libertar, nos ensinar, nos amar! Lembre-se: nós não fazemos favor a Deus ou à Igreja; o privilégio é todo nosso!


Louvor e adoração: há diferença?

A Palavra de Deus e a experiência com o Espírito Santo têm me ensinado que há diferença sim. Mas é como se ambos os conceitos, formassem as faces de uma mesma moeda. Observe o esquema que se segue:


LOUVOR
& ADORAÇÃO

Conduz à adoração
« Conseqüência do louvor

Por causa dos feitos de Deus
« Por que Ele é Deus

Nasce da alma
« Nasce do Espírito

Emoção
« Devoção

Expressão de vida
« Estilo de vida

Nos leva aos átrios
« Diante do Trono de Deus

Relacionamento
« Intimidade

Você honra a Deus
« Você ama a Deus



Sob a lente desse raciocínio, podemos dizer que louvamos a Deus pelas bênçãos derramadas em nossas vidas, mas O adoramos “simplesmente” porque Ele é Deus. O louvor nasce do reconhecimento de sua graça, mas a adoração não depende das circunstâncias, pois sabemos em Quem temos crido! O Louvor é uma expressão de honra, gratidão e relacionamento com Deus, mas a adoração é a revelação de intimidade com Ele. Enquanto o louvor nos leva às portas da casa do Pai, a adoração nos coloca no colo dEle. Enfim, para adorar verdadeiramente a Deus precisamos amá-Lo, precisamos estar perdidamente, desesperadamente apaixonados por Ele. E você está?

Assim, em meio às múltiplas maneiras de cultuar e adorar a Deus, há um elemento imprescindível: um amor a Deus sem limites. (Dt 6:4-5 e Mt 22:36-37.). Sem esse “detalhe” o culto se abstém de todo valor e, segundo Shedd (1987), pode até deixar de se caracterizar como um culto a Deus.

As Escrituras nos mostram que somente um coração apaixonado por Deus, é capaz de adorá-Lo, agradá-Lo e amá-Lo em todos os atos e palavras. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, o amor sincero no coração do ser humano é o alvo da busca de Deus: “Circuncidai, pois o vosso coração”. (Dt 10:16.)

Evidentemente, para amarmos a Deus, precisamos crer que Ele Se revelou e crer no que Ele é. Sua revelação não se limita a conceitos teológicos, inclui atos que evidenciam Seu amor e longanimidade para com aqueles que têm negligenciado e ignorado as evidências do Seu imenso interesse pela libertação e salvação de suas vidas.

Deus procura uma comunhão através da verdadeira experiência com cada ser humano que experimentou passar da morte para a vida pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Assim, o adorador reconhece em Jesus a expressão máxima do sacrifício por amor de sua vida, e do mesmo modo é natural que quem experimenta essa graça descubra uma reciprocidade de amor e gratidão que se transforma em louvor e adoração. Nesse sentido, Jesus nos alerta:

Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. (Jo 14 :23.-24.)

Um verdadeiro adorador possui um amor integral que envolve toda a sua existência, requer entendimento e todo esforço que podem implicar desde sentimentos íntimos, até atividades corporais particulares para desenvolver sua capacidade, talento e atitude em atos de amor a Deus. (Lc 10:27.)

Dança na Igreja: A adoração é o princípio de tudo

São multidões em busca da salvação e os crentes sendo restaurados, vivendo uma nova vida em Cristo.

Um dos instrumentos desse avivamento é exatamente o louvor e a adoração e, assim, como a musica e o canto, a dança vem expressar a sede do coração do ser humano por mais de Deus. Nesse processo de busca por intimidade com o Pai, seu coração nos é revelado em canções e gestos que nos envolvem em Seu amor, cada vez que nos colocamos diante dEle em adoração.

Em se tratando de evangelismo o primeiro sentimento e a primeira motivação, é exatamente a adoração, o estar apaixonado por Jesus. Desse sentimento é então gerado uma necessidade de declarar ao mundo esse amor e anunciar as boas novas àqueles que ainda não conhecem a Jesus.

Como bem sabemos, a adoração não é um ato separado do corpo de uma pessoa. Ainda que a vontade, a razão, a mente e o emocional de alguém possam ser considerados separadamente, estas são expressões que designam o ser humano por inteiro. Não somos incumbidos de amar a Deus por partes específicas de nossa personalidade, mas com todo o nosso ser. E nesse contexto o critério é o mesmo para a dança, seja no louvor, na adoração, no evangelismo ou em qualquer circunstância que envolva o nome de Jesus.

Além disso, gostaria de reiterar que a dança no louvor, na adoração ou no evangelismo não é uma prática corporal por ela mesma, muito menos uma exibição artística ou um enfeite na liturgia ou nos impactos evangelísticos. Nela, a essência de total entrega do adorador se manifesta por uma espontaneidade responsiva, trazendo toda a congregação ou no caso do evangelismo o público, para momentos de júbilo, edificação, salvação, libertação, cura e restauração na presença de Deus. Louvamos a Deus com danças por causa da Sua santidade, da criação e da redenção do ser humano.

Nessas circunstâncias, a dança expressa e intensifica o desfrutamento da presença de Deus e seu relacionamento conosco numa celebração a Ele e com Ele. Não queremos ser
bailarinas, bailarinos ou interpretes, mas adoradores; não realizamos apresentações, mas ministramos o louvor a Deus, o adoramos ou proclamamos sua Palavra, e em vez de palco para nós existe o púlpito, lugar de santidade e autoridade onde a Palavra é anunciada, no nosso caso, com a linguagem da dança.

Nesse contexto, entendendo a dança como linguagem, seu processo criativo é uma possibilidade de arte inscrita no corpo, traduzida em metáforas do pensamento e realidade desse mesmo corpo. Realidade, pois é neste corpo que a dança se estrutura, se molda, conforma, transforma e disciplina quando ele se faz presente.

Portanto, um corpo, ao dançar, desenha no tempo e no espaço com seus gestos. São movimentos orquestrados pelo sensível e pelo inteligível do ser em deslocamento e pelas impulsões do movimento, gerando formas e (re)formas, em constantes transformações, tornando a dança uma realidade visível e dinâmica. A exemplo dos pintores, que usam as cores e as linhas para dar forma no plano pictórico, ou dos poetas, que se utilizam palavras para construir seus poemas, o bailarino e o coreógrafo utilizam-se dos gestos corporais para dar forma à dança.

Assim, o gesto corporal dançante, parte da experiência humana, vem dialogando e participando da arquitetura da cultura corporal e do viver humano num espaço e num tempo histórico transitando de certa maneira entre as inúmeras oportunidades de movimentos, construindo, no contexto da Igreja, uma dança contemporânea santificada pelo vaso de honra que somos nós no louvor, na adoração e também no evangelismo.

Nesse caso, a dança não é um fim em si mesma. É um corpo transfigurando-se em formas que podem ter vários sentidos: fazer e operar; conceber e imaginar; construir e constituir; fundar, criar e preparar com o objetivo de primeiro adorar a Deus e depois, sob a orientação do Espírito Santo e em nome de Jesus, alcançar o coração dos homens através da salvação, da cura, da libertação, edificação e restauração de suas vidas.

O Senhor tem nos direcionado em inúmeras ações em sua Igreja com uma visão muito clara sobre a dança e seu significado. Nesse sentido, tenho compartilhado nossas experiências através de artigos, estudos bíblicos e seminários anuais no intuito de divulgar a visão sobre a dança como uma linguagem possível para a Igreja seja no louvor, no evangelismo ou nas inúmeras possibilidades de ação ministerial cristã.



Isabel Coimbra

Sugestões de Nomes Para Grupos de Coreografia

* Ministério de Dança Dunamai - palavra grega, que significa Deus Poderoso;

* Min. de Dança Kairós - que significa tempo de Deus;

* Min. de Dança Rosa de Sarom;

* Min. de Dança Shekinah - que significa: a glória de Deus se manifesta!

* Min. de Dança Jeová Nissi - o Senhor é a nossa bandeira;

* Min. de Dança Face a Face;

* Ministério de Dança Aba Pai;

* Min. de Dança El Shaddai - significa Deus todo Poderoso , Aquele que é mais do que suficiente;

* M. de Dança Jeová Tsidkenu- O Senhor é a Nossa Justiça;

* M. de Dança Jeová Sabaoth - Senhor Deus dos Exércitos;

* Adonai - Senhor;

* Kadosh - Santo de Israel;

* Kadesh - Sagrado;

* Kidush - Santificação;

*Yeshua HaMashiah (lê: Ramashia) - Jesus, O Enviado;

* Frutos do Espírio

* Além do Véu

Espero ter ajudado.
Que Deus te abençoe e abençoe o seu ministério!

Até mais.............. Shalon