sábado, 5 de setembro de 2009

Ministrações proféticas através de coreografias e danças

Nos dias de hoje os grupos e ministérios de dança tornaram-se bastante comuns nas igrejas. A dança é algo que tem crescido tanto em número de igrejas que a introduziram em seus cultos, quanto na forma de apresentação. Em algumas igrejas apenas a utilizam em forma de coreografia, onde há ensaios para que os movimentos sejam idênticos, em outras as apresentações são de forma teatral valorizando vestes e mensagens.

Os grupos e ministérios de dança tornaram-se bastante comuns nas igrejas. Hoje em dia, a dança é algo que tem crescido tanto com relação ao número de igrejas que optam por introduzi-la em seus cultos, quanto na forma da apresentação. Algumas igrejas a apresentam coreografada, onde há ensaios para que os movimentos sejam idênticos, e outras, de forma teatral, valorizando vestes e mensagens.

Atualmente, muito se tem ouvido sobre dança profética. Aliás, o termo profético (louvor profético, adoração profética, conferência profética, dança profética) está em voga no meio evangélico. É importante ressaltar, porém, que a dança, assim como a música, e tudo o que se faz concernente ao reino de Deus, deve ser para engrandecer o nome de Jesus.

Nas Escrituras não existe nenhum relato de uma profecia dada através da dança, apenas descreve que a profetisa Miriã dançou expressando ações de graças (Êx 15.20-22). Mas no livro de Romanos capítulo 12, versículo 6, diz que 'temos variedades de dons segundo a graça que nos é dada'. Sendo assim, pode-se considerar a dança como um dom natural que deve ser usado de forma espiritual.

Para a líder do ministério de dança da Igreja Evangélica Príncipe da Paz, Alessandra de Paula, é necessário unir esses dons em prol da obra de Deus. "Estou à frente do ministério de dança da minha igreja há mais de cinco anos e tudo o que fazemos é para a glória do Senhor. Nossa coreografia não é feita apenas de passos marcados. Procuramos, através de orações e comunhão com Deus, a revelação para cada passo e cada coreografia. Não somos artistas ou bailarinos, somos servos buscando servir com excelência através do nosso dom".

Segundo ela, a dança profética rompe com as barreiras das forças malignas. Afinal, quando se profetiza algo aqui na terra, nas regiões celestiais acontece um rebuliço. Por isso os gestos proféticos nas danças devem ser feitos com total reverência ao Senhor, para que Deus as receba. "Tudo deve ser feito com um propósito profético, seja no emprego das cores, seja no gestual, seja em qualquer movimento, tem que haver propósito", ressalta Alessandra.

Além dos passos coreografados, as roupas e os acessórios são muito importantes na construção da dança profética. Segundo Alessandra, até as cores fazem diferença. "Muitos podem achar que é besteira, mas as cores são, sim, de fundamental importância. Quando falamos em dança profética, estamos falando em uma dança de guerra, com propósitos de tomada de território no mundo espiritual. Por isso todos os detalhes são importantes. Precisamos tomar cuidado, no entanto, com os excessos, evitando roupas transparentes e coladas ao corpo, e, principalmente, o estrelismo. O alvo é agradar a Deus, por isso tomamos o maior cuidado", diz.

Alessandra afirma, ainda, que há grande diferença entre ministrar com danças e profetizar com danças. Na ministração, a pessoa expressa aquilo que está sentindo, ou seja, suas emoções, gratidão, adoração. É uma dedicação pessoal, mas que contagia outras pessoas. Já quando se profetiza com danças, se declara que o inimigo não tem autoridade e que o Senhor é quem é Deus, e Ele, somente Ele, pode guerrear e salvar o Seu povo. Além disso, a igreja obtém maior liberdade na presença do Senhor servindo-O com danças.

Um comentário:

Ana Laura Vitalli disse...

Olá a Paz do Senhor,eu gostaria de saber se a dança profetica tem que ser coleografadas,ou seja as profetizas tem que dançar igual.Parabens pelo conteudo do blog
Que Deus vos abençoe